segunda-feira, 9 de março de 2015

Temperaturas do fogão nosso de cada dia

 

Oi Pessoal!

Muitas dúvidas surgiram numa conversa no Facebook, então fiz esta postagem.

Medindo em Graus Celsius, fogão à gás.

O meu não é de rua e sim de bujões.

Os fogões variam, uns tem números, outros tem tracinhos e outros tem marcação em graus.

O meu é um Continental não tão novinho e vem com marcação de 1 a 5.

Ele é perfeito para mim e não troco por nenhum outro.

Então pesquisei pela internet e encontrei muitas informações, que resumi assim:

Forno baixo : nº 5 - 150º

Forno médio: nº 4 - 180º 

Forno quente: nº 3 - 200º

Forno forte: nº 2 - 250º

Forno muito forte: nº 1 -  280º 

Se o seu fogão só tem tracinhos, faça a experiência:  localize o do meio como o nº 3 – 200º e marque para trás e para frente. 

Entenderam?

Prestem atenção também em quais temperaturas seus bolos ficam assados.

Nem sempre a temperatura que indicam nas receitas são as ideais para o fogão de nossa casa.  

Qualquer dúvida, coloque nos comentários, que responderei.

Então, façam uma receitinha  (AQUI e AQUI) e me contem o resultado.

Até a próxima.

BLOG MUNDIAL - MARGARIDA FINAl

Technorati Marcas: ,,,

6 comentários:

  1. Bom dia Jô. Dica muito importante pois sempre seguimos as temperaturas das receitas e as vezes sai queimado ou mal assado. De hoje em diante vou prestar mais atenção nessas temperaturas. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Dicas super importantes :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  3. Oi Jô,
    Taí uma coisa difícil de definir. Cada fogão tem uma marcação da temperatura e vários outros fatores interferem no calor gerado pela chama do forno. A sua dica de levar o número 3 como o médio (200 graus) e assim regular é ótima, ajuda muito a quem não conhece ainda o seu fogão.
    Eu me acostumei a regular a temperatura ideal principalmente para bolos no olhômetro: olho a chama do forno e calculo a ideal. Aprendi me experiência, afinal desde os 12 anos (há mais de 30 anos atrás) sou eu quem coloco os bolos de casa pra assar. Não consigo confiar nos marcadores e isso me ajuda a, mesmo na cada de outras pessoas ou com outros fogões, acertar na temperatura ideal.

    Beijos
    Blog Patrícia Aprendendo
    Facebook

    ResponderExcluir
  4. Oieee Jô!

    Bom, para cozinhar vou meio que na intuição mesmo, e quando não conheço o fogão fico em cima, para ir regulando. Sua dica é ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa esta informação e esclarecimento.
    Não estou lembrado se nos fogões os registros tem estagios.
    Se verdade fica interessante esta sua dica, caso perca com o tempo a marcação que ás vezes é de pintura.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir

Oi, que bom que você veio deixar umas palavrinhas sobre esta postagem.
Adoro interagir. Muito obrigada. Volte sempre, tá?